Sgt. Pereira Júnior e Gleimo Martins participam do Dia da Vitória na Base Aérea de Anápolis

base-eria

Os vereadores Sargento Pereira Júnior (PSL) e Gleimo Martins (PTN) participaram da cerimônia alusiva ao Dia da Vitória na Base Aérea de Anápolis (BAAN), na manhã desta terça-feira (14/05). A data foi comemorada no dia 08/05 e marca o final da 2ª Guerra Mundial, no ano de 1947. Durante o evento houve também entrega da Medalha Bartolomeu de Gusmão que homenageou militares da aeronáutica.

Segundo explicou o comandante da BAAN, coronel Sérgio Bastos, o Brasil participou da 2ª Guerra Mundial com a presença de soldados do Exército, Marinha e Aeronáutica, totalizando 25 mil homens. “Na Base Aérea de Anápolis temos quatro combatentes vivos e prestamos uma justa homenagem a quem lutou nos campos de batalha”.

Ambos vereadores já serviram a Força Aérea Brasileira. Sargento Pereira afirmou que é gratificante para Anápolis ter os combatentes presentes nas festividades. “Temos o capitão WaldyrO’Dwyerque é um dos sobreviventes. Cinco mil homens brasileiros morreram naquela ocasião”.

O vereador Gleimo Martins destacou a importância de relembrar a vitória dos oficiais da reserva. “Passei seis anos aqui na Base Aérea participando dessas comemorações. É necessário lembrar essas pessoas que foram para a guerra, lutaram pelo Brasil e voltaram com vida”.

O Brasil teve dois navios afundados por submarinos alemães na 2ª Guerra Mundial, que ocasionou a morte de mil homens. A partir deste episódio, uniu-se às nações agredidas, sendo o único país latino americano a participar da batalha.

Leave a Reply

Your email address will not be published.