Sargento Pereira Júnior representa a Câmara na comemoração do Dia do Especialista da Aeronáutica

diadoespecialista

O vereador Sargento Pereira Júnior (PSL) representou a Câmara Municipal na comemoração do Dia do Especialista da Aeronáutica, na manhã desta terça-feira (25/03). A celebração foi realizada com um desfile e entrega da Medalha Bartolomeu de Gusmão.

A Base Aérea de Anápolis conta hoje com uma média de 600 graduados, especializados nas áreas de saúde, como enfermagem; mecânica, administração, manutenção, controlador do tráfego aéreo, logística, música, segurança, manutenção de aeronaves, entre outras.

Sargento Pereira Júnior, que entrou na aeronáutica como enfermeiro, ressaltou que a solenidade é o reconhecimento pelo passado de lutas pelas marcantes conquistas. “O especialista da aeronáutica representa a condição de pessoas que conhecem com profundidade aquilo que fazem, e contribuem para o engrandecimento da Instituição”, pontuou.

O parlamentar lembrou que a Escola do Especialista da Aeronáutica, em Guaratinguetá (SP), é uma maneira que os jovens têm para fazer parte da aeronáutica brasileira. “É o maior complexo de ensino técnico da Força Aérea Brasileira. O ingresso na carreira militar não ocorre somente através do alistamento obrigatório. A escola de especialistas forma profissionais em 27 áreas”, falou.

História

A história dos Especialistas da Aeronáutica se confunde com a da própria Força Aérea Brasileira.

Acompanhando o nascimento do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941, constatou-se a premente necessidade de se incorporar às fileiras da FAB integrantes capacitados para enfrentar as múltiplas e complexas atividades nas áreas técnica e científica, que eram a tônica do desenvolvimento da aviação.

Deste modo, apenas dois meses mais tarde, foi criada, em 25 de março de 1941, a Escola de Especialistas de Aeronáutica, com a missão de formar profissionais especializados, com alto nível de qualificação, para dar suporte à nascente Aeronáutica brasileira.

Leave a Reply

Your email address will not be published.