Sargento Pereira Júnior esclarece critérios de distribuição de vagas em Cmeis conveniados

pereirajr

O vereador Sargento Pereira Júnior (PSL) usou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (18.nov.14), para informar os critérios utilizados pela Secretaria Municipal de Educação para sorteio das vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) conveniados.

Algumas unidades da cidade funcionam em parceria com entidades, como igrejas, por exemplo. Geralmente a estrutura física é cedida por essa mantenedora e o poder público garante professores e os demais recursos financeiros para o funcionamento do Cmei.

Segundo o vereador Sargento Pereira Júnior, a secretária municipal de Educação, Virgínia Melo, lhe informou que 40% das vagas desses Cmeis são para os gestores das entidades conveniadas. O restante, portanto, entra para o sorteio da comunidade em geral.

Pereira Júnior informou que solicitou à Secretaria Municipal de Educação os critérios utilizados por esses conveniados para distribuição desse montante de 40% das vagas. “Fui informado que 80% contemplam os mais carentes, mas não recebi informação de 20% desses Cmeis, ou seja, ficou algo indefinido”.

O vereador comentou que sua busca para esclarecimento dos critérios de distribuição de vagas dos Cmeis conveniados atendia a uma necessidade de transparência necessária ao poder público, e também serviria de informação aos pais que tentam matricular suas crianças nesses estabelecimentos de ensino. Sargento Pereira Júnior lembrou ainda que essa distribuição das vagas foi precedida de reuniões envolvendo diversos setores da sociedade.

Em aparte, o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Wederson Lopes (PSC), disse que acha justo que 40% das vagas dos Cmeis conveniados sejam distribuídos pelos mantenedores dessas unidades. “Tivemos o sorteio dos colégios militares e eu vi que parte das vagas vai para filhos de policiais. Acho justo porque quem mantém essas unidades é a PM”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.