Sargento Pereira Júnior defende que verbas do PAFIE seja repassadas com mais agilidade às escolas

sargento_pereira_130616

O vereador Sargento Pereira Júnior, líder do PSL, no uso da tribuna durante a sessão ordinária de segunda-feira (13), cobrou do poder Executivo e da Secretaria Municipal de Educação, o encaminhamento o mais rápido possível dos recursos do Programa de Autonomia Financeira das Instituições Educacionais (PAFIE) às escolas do município. “As escolas reclamam que a verba não foi depositada até agora. Havia uma dificuldade no Conselho Municipal de Educação, mas agora tudo foi sanado. Pedimos que a gestão encaminhe a verba o mais rápido possível”, solicitou.

Uma providência interessante, sugere Sargento Pereira Júnior, seria criar um cronograma de repasse destes recursos. Segundo ele, antes a verba chegava em quatro parcelas durante o ano, mas, no último período, foi repassada em apenas uma vez. “Como o gestor vai trabalhar sem poder fazer um planejamento? Se o repasse for feito de uma só vez, que o gestor saiba de forma antecipada quando o dinheiro vai chegar. O ideal seria o repasse pelo menos duas vezes por ano”, sugeriu. O vereador explica que, para suportar a situação, os gestores têm que buscar complemento financeiro, realizado rifas, festas para arrecadação de fundos, entre outros.

Ainda no setor educacional, Sargento Pereira Júnior pediu à Secretaria Municipal de Educação que, a partir do ano que vem, os CMEIS tenham liberdade para escolher a data na qual gostariam de comemorar suas festas juninas. “Visitei algumas unidades. Sei que este tipo de confraternização é importante, pois integra alunos, gestores e sociedade. Minha sugestão é que os CEMEIS tenham liberdade para fazer suas festas em datas diferentes, para que a comunidade participe de forma mais efetiva”, disse.

Sargento Pereira Júnior também tratou de outros temas específicos:

PCCV – “Conversei com o vereador Jean Carlos, que é o relator da matéria, para que possamos deliberar sobre o projeto em plenário, para que até na quarta-feira (15) seja votado. Precisamos aprova-lo no mais tardar até a semana que vem, para que os servidores não tenham prejuízo”

VIADUTOS – “Temos mesmo que fazer este trabalho de fiscalização. No início do ano alertei sobre o viaduto Nelson Mandella. Os especialistas dizem que a tendência da Mobilidade Urbana é favorecer o pedestre e o ciclista. Os viadutos não fazem isso. Vamos na contramão da mobilidade urbana. Espero que os novos viadutos tragam resultados positivos para a segurança daqueles que trafegarem pela região”

SANEAMENTO – “Me encontrei com o Dr. Afrânio Gonçalves, diretor de expansão e implantação de novos projetos da Saneago, e pedi atenção para a inclusão de bairros como Frei Eustáquio, São Lourenço, Vila Santa Maria, Bonsucesso e Itamaraty nos projetos de construção de obras de esgotamento sanitário. Já falamos com o governador sobre isto e mais uma vez solicitamos que olhe com carinho para esta região”

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.