Audiência Pública debateu os principais entraves provocados pelo trânsito em Anápolis

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Preocupados com os diversos problemas enfrentados pelos anapolinos no trânsito, os vereadores se reuniram em audiência pública para discutir os principais entraves do tráfego na cidade. A iniciativa partiu de Sargento Pereira Júnior (PSL) e contou com as presenças do diretor da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Alex Martins; da diretora de trânsito de Anápoli, Fernanda Mendonça; agentes da CMTT e policiais militares. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (25/09), no Plenário Teotônio Vilela.

Ao abrir a discussão, o propositor afirmou que reconhece não ser possível solucionar todos os problemas em uma única audiência pública, “mas é preciso começar a tomar iniciativas”. Segundo um vídeo apresentado na reunião, em 2013 Anápolis atingiu uma frota de 200 mil veículos, sendo uma das 50 cidades brasileiras com maior número de carros, comparando ao número de habitantes. Entre os vários gargalos de congestionamento no trânsito, Pereira destacou a região central, Avenida Pedro Ludovico, entrada de acesso ao Daia, trevo de acesso ao bairro Recanto do Sol e ao Bairro de Lourdes.

Os vereadores que participaram do debate puderam expor seus pontos de vista sobre o trânsito e pediram soluções para alguns entraves. De acordo com Wederson Lopes (PSC), apesar de a CMTT fazer estudos diários para melhorar o tráfego, a população é ansiosa por resultados práticos. O parlamentar questionou sobre acidentes que eventualmente acontecem no bairro Jundiaí. “Qualquer intervenção nas Avenidas São Francisco e Santos Dummond travam o fluxo de veículos desde a Praça Dom Emanuel até a Praça Abadia Daher. Eu quero saber como podemos resolver essa situação”, perguntou.

Gleimo Martins (PTN) lembrou que os gargalos não estão apenas nos pontos apresentados no vídeo, mas também nos bairros. “Os setores crescem e vejo muitos problemas com faixas de pedestres nas portas de escolas. Cheguei a pedir uma na Avenida Nair Xavier, no Bairro Alexandrina, próximo ao Colégio da Polícia Militar e não fui atendido. Fui informado que não pode ser colocada uma faixa naquele local, mas há muitos alunos atravessando ali e é uma travessia perigosa”.

Para o vereador Vespa (PSC), é visível que muitas intervenções e sinalização estão sendo fixadas na cidade, porém é necessário haver um trabalho maior quanto à conscientização da população. “Aqueles caminhões do comércio atacadista no centro geram tumulto e é preciso fazer alguma coisa. Talvez seja a hora de pensarmos seriamente em rodízio de veículos em Anápolis”, afirmou o parlamentar.

O diretor da CMTT concordou sobre o trabalho de conscientização de pedestres e motoristas. Alex Martins disse ainda que o departamento tem feito fiscalização em vários pontos da cidade. Ele lembrou que os corredores de ônibus a serem implantados na cidade, vão melhorar o fluxo de veículos nas ruas. “É um projeto aprovado por essa Casa de Leis e que vai ajudar muito, mas precisamos trabalhar formas de descentralizar os serviços para que a população tenha outros meios de resolver seus problemas sem a necessidade de ir somente ao centro que hoje é um dos principais problemas com o trânsito em Anápolis”.

Já os vereadores Lisieux José Borges (PT) e Pastor Wilmar Silvestre (PT) concordaram que qualquer intervenção no trânsito causa problemas para a cidade. Segundo o primeiro, “é necessário, dentro desse plano de mobilidade urbana, priorizar o transporte de massa, porque todo ano o Brasil ate recordes em números de carros nas ruas”. Pastor Wilmar Silvestre sugeriu que a CMTT aplicasse mais multas a motoristas que estacionam em paradas de ônibus. “Quando isso acontece em algumas vias, não tem onde os ônibus pararem para pegar e descer passageiros e isso ocasiona que o trânsito pare por longos minutos, principalmente no centro”, frisou.

Soluções

Sargento Pereira Júnior reforçou que após a audiência irá formular um documento a ser encaminhado para os responsáveis pelo trânsito em Anápolis apontando os principais problemas. Uma das sugestões dos participantes foi o investimento em ciclovias e um porta bicicletas na Câmara Municipal de Anápolis para incentivar que os servidores do Legislativo façam uso deste transporte.

Todos concordaram com Alex Martins que a melhor solução para os entraves é a educação para o trânsito e que, porém, é possível realizar ações pontuais como mais fiscalização, organização das vagas de estacionamento no centro e a descentralização de atividades hoje realizadas somente no setor central.

Ao final, o propositor colocou o gabinete à disposição da população para qualquer outra reclamação em relação ao trânsito. O objetivo de Pereira é finalizar e encaminhar o documento para os responsáveis até a próxima segunda-feira (30/09).

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